Portuguese English Japanese Spanish
  • Coleção entomológica Yoko Terada

    Os materiais didáticos, preparados com exemplares da coleção entomológica deixada pela professora Yoko Terada, encontram-se em exposição no Mudi

    Leia mais...
  • Laboratório de orquídeas e bromélias

    É um ambiente de pesquisa aberto ao público, onde os visitantes interagem com monitores e pesquisadores que desenvolvem técnicas para reprodução  

    Leia mais...
  • MUDI

    O Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove a integração entre a universidade e a comunidade, por meio de ações científicas, culturais e educativas.

    Leia mais...
  • Morfologia humana e animal

    Neste ambiente, o visitante tem a oportunidade de conhecer alguns aspectos da morfologia humana e animal, normal e patológica

    Leia mais...
  • Química para a vida

    Utiliza uma Tabela Periódica com mostra de elementos químicos e experimentos para motivar o visitante a refletir sobre a importância 

    Leia mais...
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

 

 

Martha Marandino e o MUDI!

(Ana Paula Vidotti)

Entre os dias 03 e 06 de outubro, ocorreu nas dependências da Universidade Estadual de Maringá, o VI ENEBIO – Encontro Nacional de Ensino de Biologia, que dentre as inúmeras atividades propostas, ofertou mini cursos e oficinas.
Um dos mini cursos presentes no evento foi o relacionado a TEMAS CONTROVERSOS E MUSEUS DE CIÊNCIAS, ministrado pelas queridas Martha Marandino (USP), Djana Contier (USP), Cynthia Iszlaji (USP), Adriana Pugliese (UFABC) na sala Multiuso do MUDI.
Para o início dos trabalhos, a professora Martha lançou questionamentos para conhecer o público participante e a totalidade dos presentes respondeu que o principal motivo de ter se inscrito no mini curso era ELA!
Sim, claro, afinal de contas, nós que optamos por estudar e/ou trabalhar com espaços de educação não formal temos os 22 livros, 56 capítulos de livro e os mais de 130 trabalhos publicados por ela como referência da maior pesquisadora na área no país!

martha1

Foram momentos muito agradáveis na presença dela, Adriana e Chynthia e dos demais colegas que proporcionaram um debate e uma troca de experiências interessantíssima para a popularização do conhecimento científico e as propostas para o ensino em espaços de educação não formal, especialmente os museus de ciências.
Fechando os trabalhos tivemos uma prévia do que está por vir!
Lançamento do Novo Livro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação de Ciência (GEENF) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016.

martha2

https://www.facebook.com/GEENF- 3416818675665/about/?entry_point=page_nav_about_item&tab=page_info
“O livro é mais um convite a educadores para assumirem e compartilharem conosco um olhar reflexivo, crítico e comprometido com uma perspectiva de ciência que rompe com visões dogmáticas, a-históricas e neutras, e assume a ciência como um empreendimento humano, posicionado, ideológico, político e, por isso, uma construção social. É um convite para parar – e reparar!” 

martha3

martha4

martha5