+

IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências

As inscrições e submissão de trabalhos para o IV Encontro Nacional da ABCMC estarão abertas a partir de 20 de abril de 2020, no link:

INSCREVA-SE AGORA!

O Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciência é o principal evento neste campo no Brasil. O evento reúne de forma representativa gestores, educadores e divulgadores da Ciência de todo Brasil e, inclusive, de outros países da América Latina. Reunir profissionais dedicados à Divulgação da Ciência, possibilitar a troca de experiências e a construção coletiva de metas para a área são os objetivos principais deste evento. Tradicionalmente este encontro também amplia o número de instituições que passam a integrar a rede de Centros e Museus de Ciências representada por meio da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC). Esta associação atualmente envolve 19 estados brasileiros e o Distrito Federal com a filiação de 95 instituições. Apesar da representatividade do número de associados, a estimativa é de que o Brasil tenha mais de 268 instituições deste tipo, demonstrando a importância destes numerosos espaços para a educação científica de nosso povo.

Neste cenário será realizado o IV Encontro Nacional dos Centros e Museus de Ciências, com rica programação científica, técnica e cultural. Teremos visitas a outros espaços regionais de Educação Não Formal e Popularização da Ciência. Além da divulgação científica, o estudo e a pesquisa nesta área estão presentes Programas Stricto Sensu, programas profissionais de formação de professores da área em nível de mestrado nas áreas de Física, Matemática e Ciências Ambientais, entre outros.

Com a temática “O papel dos Centros e Museus de Ciências na consolidação da interiorização da divulgação e popularização científica” pretende-se que, além da reflexão e proposição de ações inovadoras, o evento oferece oportunidade para o aperfeiçoamento de profissionais da área da popularização da ciência. Também espera-se atrair potenciais divulgadores dentre os estudantes universitários, pós-graduandos e alunos e docentes da educação básica da UEM e do interior do Paraná além dos participantes do evento de forma geral.

O Encontro é promovido pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Conta com importante apoio da Associação de Amigos do MUDI, entidade sem fins lucrativos que apoia a manutenção do museu.

A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) surgiu para unir ideias, compartilhar experiências, projetos e possibilitar um grande intercâmbio de recursos e informações entre os centros e museus de ciência em todo o Brasil. Atualmente, conta com mais de sessenta instituições afiliadas. Em 2011, foi realizado o primeiro Encontro, no Rio de Janeiro e, em 2016, o segundo em Recife. Em 2018, o Encontro da ABCMC retorna ao Rio de Janeiro, através de uma parceria com o Museu do Amanhã e diversas instituições locais.